top of page

10 TIPOS DE INTRODUÇÃO PARA VOCÊ TREINAR

Atualizado: 9 de abr. de 2022






10 TIPOS DE INTRODUÇÃO PARA VOCÊ TREINAR!


1. CONCEITUAR


Essa técnica é muito interessante! Constitui-se, basicamente, de dar o significado da palavra chave que resume qual é o tema central do texto. Serve para esclarecer seu leitor e apresentar o tema que vai ser tratado.

Exemplo:


Tema – A persistência da violência contra a mulher


“'Violência é toda ação marginalizada que atinge de forma verbal ou física o outro' e a mulher sofre…."


2. APRESENTANDO DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE O TEMA


Se escolher essa técnica, use um dado, ou algo que já tenha lido, para iniciar seu texto. Dessa forma, você mostra ao seu leitor seu repertório sobre o assunto. Lembre-se de citar a fonte dos dados que você está usando.

Exemplo:


Tema – A persistência da violência contra a mulher


"No mundo, segundo dados da ONU (organizações das nações unidades) cerca de 70% das mulheres já sofreram algum tipo de violência no decorrer da sua vida. Uma pesquisa realizada em 11 países mostra que 6% das mulheres no Japão e 59% na Etiópia sofrem violência."


3. APRESENTAR UMA PERGUNTA OU UMA SEQUÊNCIA INTERROGATIVA


Essa técnica se constitui de apresentar várias perguntas na introdução que vão direcionar seu desenvolvimento de ideias e sua argumentação. Claro que isso implica em responder todos os questionamentos apresentados na introdução em seu texto. Cuidado: jamais deixe o corretor refletindo ou esperando a resposta da pergunta.


Exemplo:

Tema – A persistência da violência contra a mulher


"No Brasil, as mulheres sofrem cada vez mais com a violência doméstica. Por isso, em 2006, entrou em vigor a Lei Maria da Penha que tem como objetivo punir os agressores. Mas, essa lei esta sendo eficaz? O que é feito após a abertura do processo?"


4. A COMPARAÇÃO (COMPARAÇÕES HISTÓRICAS, SOCIAIS, CULTURAIS ETC.)


Ao usar essa técnica, você pode falar de como é a situação em um determinado contexto histórico ou sociocultural, e, a partir daí, fazer uma comparação com a contemporaneidade no Brasil. Isso demonstra um bom repertório cultural já no início do texto, o que é muito desejável em sua redação.

Exemplo:


Tema – A persistência da violência contra a mulher


"No século XVI, a mulher não poderia ter uma ocupação na sociedade além de cuidar da casa e da família. Agora, no século XXI, a mulher…"

"Culturalmente, em alguns países muçulmanos, a mulher não pode sair de casa sem a presença do marido já no brasil…"


https://www.imaginie.com.br/7-dicas-de-introducao-para-redacao-do-enem/


5. CITAÇÃO – VOCÊ PODE INICIAR O TEXTO COM UMA CITAÇÃO RELEVANTE RELACIONADA AO TEMA


Exemplo:


Tema: Desafios da Educação no Brasil do Século XXI


"O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire afirmava que 'se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda'. Analisando o pensamento e relacionando-o à realidade da educação no Brasil, percebe-se a necessidade de um olhar mais atento para o aprimoramento do sistema de ensino, considerando sua importância para a promoção de uma sociedade mais crítica e reflexiva, que, por consequência, tende a ser mais justa, igualitária e humanizada."


6. DEFINIÇÃO – DEFININDO, OU SEJA, EXPLICANDO O ASSUNTO


Exemplo:


TEMA: Sedentarismo: o grande mal do século?


"Define-se como sedentário o indivíduo que não pratica atividades físicas no seu cotidiano. Doenças como obesidade, diabetes, aumento do colesterol e problemas cardíacos são algumas das que podem aparecer como consequência deste mau hábito."


7. EXEMPLIFICAÇÃO – NESTE CASO, VOCÊ INICIA O TEXTO COM ALGUM DADO ESTATÍSTICO, UMA NOTÍCIA, LEI OU CONHECIMENTO DE MUNDO QUE DIZ RESPEITO AO TEMA


Exemplo:


Tema: Sedentarismo: o grande mal do século?


"Segundo a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 196, é dever do Estado garantir o acesso à saúde, bem como é responsável pelas medidas públicas para zelar pelo bem- estar físico de todos os cidadãos brasileiros. Assim, faz-se necessário que o Poder Público atente-se para o sedentarismo enquanto situação que põe em risco a saúde de milhares de cidadãos do país."


8. ALUSÃO HISTÓRICA


NESTE MODELO DE INTRODUÇÃO, VOCÊ APRESENTA UM FATO HISTÓRICO QUE REMETE AO TEMA E COMPARA-O À DISCUSSÃO NA ATUALIDADE. O ENEM COBRA DO ALUNO A CAPACIDADE DE DEMONSTRAR CONHECIMENTOS DE MUNDO E UM BOM REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL, FAZENDO DESTA ALTERNATIVA UMA BOA FORMA DE DAR CREDIBILIDADE À SUA ARGUMENTAÇÃO.


Exemplo:


Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil


"A intolerância religiosa é um problema recorrente na história da humanidade. Na Idade Média, por exemplo, os Tribunais do Santo Ofício – também chamados de Inquisição – julgavam e condenavam as pessoas que não acreditavam na religião católica. Apesar de o Brasil ser um país laico, tem-se, atualmente, um contexto análogo a essa situação: ainda persistem os casos de discriminação e preconceitos sofridos por algumas religiões. Sendo assim, encontrar caminhos para combater a intolerância religiosa, no Brasil, é um desafio que precisa ser enfrentado pela sociedade civil e pelo Estado."


9. AFIRMATIVA


NESTE CASO, VOCÊ FAZ UMA ESPÉCIE DE DECLARAÇÃO SOBRE O ASSUNTO LOGO NO INÍCIO, COM UMA FRASE DE IMPACTO, MAS QUE NÃO SEJA EXAGERADA. O OBJETIVO É CHAMAR A ATENÇÃO DO LEITOR, POR EXEMPLO, COM UMA AFIRMAÇÃO CRÍTICA.


Exemplo:


Tema: A persistência da violência contra a mulher


"O Brasil é uma nação historicamente machista e violenta, o que é perceptível ao analisarmos a persistência das agressões contra as mulheres mesmo depois das recentes medidas legais."


10. COMPARATIVA – NESTE MODELO DE INTRODUÇÃO, VOCÊ PODE COMPARAR O TEMA COM ALGO SEMELHANTE OU OPOSTO AO QUE SE DISCUTE


Exemplo:


Tema: O histórico desafio de valoriza o professor


"Os Estados Unidos, referência em desenvolvimento tecnológico, são um bom exemplo de que a educação de qualidade e com a valorização adequada gera bons frutos. Em contrapartida, no Brasil, a realidade tem sido bem distinta. O baixo piso salarial dos professores explicita essa falta de reconhecimento aos profissionais da educação. Tal desvalorização é fruto de baixos investimentos governamentais, aliado ao passado histórico brasileiro."


https://www.imaginie.com.br/6-modelos-de-introducao-para-utilizar-em-sua-redacao/




5.517 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page