3 DICAS PARA COMEÇAR A ESCREVER UMA ÓTIMA REDAÇÃO




3 DICAS PARA COMEÇAR UMA BOA REDAÇÃO


PRIMEIRA DICA


Pense nas notícias que foram destaques esta semana. Aquelas que todos comentam, que os noticiários destacam, que todos conversam sobre o assunto em uma fila de ônibus, em bancos, no trabalho; que a família para para discutir na hora da refeição. Estas notícias são fortes candidatas a serem futuros temas de uma REDAÇÃO DE ALGUM CONCURSO deste ano. Por exemplo, hoje, uma notícia de grande destaque no Brasil e no mundo é o assassinato da Vereadora Marielle Franco. Muitos temas podem ser desenvolvidos a partir deste fato.

Agora, você vai fazer o exercício de anotar os grandes temas de destaque da semana para que você seja capaz de desenvolver este assunto após ler as minhas próximas duas dicas.


SEGUNDA DICA


Leia diferentes artigos, assista a diferentes programas e noticiários que falam do tema escolhido por você. No caso, dando continuidade ao tema que já citei, você teria que buscar hoje o máximo de artigos e vídeos que falem sobre o que ocorreu com a Vereadora Marielle Franco.

O objetivo deste exercício é que você capte novas ideias e diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto.


TERCEIRA DICA


Tenha um CADERNO DE ANOTAÇÕES de temas para Redação e para os rascunhos de suas redações. Em cada página deste caderno, você vai escrever um tema que você identificou como relevante para ser abordado.


Como você fará então?


Você vai escrever o tema no topo da folha e logo abaixo vai enumerar tópicos. Observe o exemplo:



Observou a figura? Como você fará agora?


Após você ler os artigos sobre a Vereadora, você vai registrar no seu caderno, debaixo do tema escolhido, os principais argumentos ou ideias centrais do artigo que você leu ou do vídeo a que você assistiu. Você irá coletar diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto. Isto vai permitir que você amplie sua visão sobre o assunto, além de ter ideias para possíveis argumentos que você venha a utilizar para desenvolver sua redação.


No caderno de Redação, para cada folha, você desenvolverá um tema e diferentes subtópicos para aquele tema. Ao fazer isso, você exercitará sua capacidade de falar e escrever sobre diferentes assuntos e o resultado será você ser capaz de escrever sobre diferentes temas, inclusive um tema que lhe seja dado de surpresa.


Concluindo, para escrever bem, temos que ter o trabalho de escritura e reescritura de texto e o primeiro passo é fazer um esboço ou roteiro do que você pretende escrever. Acabei de ensinar a fazer isso de uma forma simples. O que achou? Envie seus comentários e suas dúvidas. Ficarei feliz em responder. Até a próxima aula!


#3dicasparafazerumaotimaredacao #3dicasparafazerumaredacao #professoraanarita #literaturaeredacao





41 visualizações

© 2019 -2020 por LITERATURA E REDAÇÃO                                              Rio de Janeiro - Brasil

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Google+ Icon

 Tel  21-99321-0173 / contato@literaturaeredacao.com