top of page

5 DICAS DO QUE NÃO FAZER EM UMA REDAÇÃO DE DISSERTATIVA



Grandes desafios surgem a cada momento em que você quer desenvolver sua arte de escrever. Todo escritor iniciante sempre se preocupa sobre o que deve escrever, mas, e quando o problema é o inverso? O que não escrever na sua redação?


Toda redação de concurso para ser considerada nota 1000 também está permeada de grandes qualidades, entre elas a clareza de ideias que se alcança quando se evita 5 erros típicos. Existem mais, porém, hoje, destacarei 5.

Vamos então descobrir quais são as cinco dicas?


Primeira dica:


JAMAIS USE GÍRIAS EM SUA DISSERTAÇÃO. As gírias são caminhos fáceis de expressão de ideias, principalmente, pelo fato de que grande parte do público que vai prestar concursos são adolescentes e jovens, no entanto, o uso de gíria é totalmente inadequando em um texto dissertativo. Exemplo: "Muitos caras, gente da pesada, se nega a atender o pedido de um policial."


Segunda dica:


NUNCA UTILIZE PROVÉRBIOS OU DITOS POPULARES em sua redação. Um texto dissertativo acaba prejudicado quando se faz uso de frases feitas. Elas empobrecem sua redação e dá a impressão que você não tem criatividade quando faz uso de frases prontas. Exemplo: "Meu avô sempre dizia, "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura."


Terceira dica:


NUNCA PROPAGUE DOUTRINAS RELIGIOSAS. A religião é uma questão de fé. Já a dissertação é uma questão de argumentação. Em seu texto, você tentará, de uma forma prática, convencer seu examinador de que seus argumentos são válidos. Não há como argumentar de forma convincente dogmas religiosos cujos preceitos são a fé. O examinador quer argumentos com bases científicas ou de pesquisas e informações comprovadas, não base religiosa como comprovação de argumentos. Exemplo: "Conclui-se, assim, que apenas o Reino de Deus é a solução para o problema da violência no Brasil."


Quarta dica:


EVITE ABREVIAÇÕES. Hoje em dia é muito comum simplificar palavras devido aos meios rápidos de comunicação como o whatsapp, messenger, e-mails etc. As abreviações são consideradas incorretas pelos examinadores, então, não as utilize de forma alguma. Exemplo: Analisando a situação, vc tb poderá entender que p/ viajar .


Quinta dica:


NUNCA REPITA VÁRIAS VEZES A MESMA PALAVRA. Tenha o cuidado de, ao terminar sua redação, observar se houve repetições de uma mesma palavra. Troque por sinônimos ou mesmo reescreva a frase evitando a repetição, pois, isto dá a impressão de pobreza de vocabulário, além de causar uma impressão desagradável no examinador. Exemplo: "Os empresários têm encontrado certos problemas para contratar mão-de-obra especializada, nesses últimos meses. O problema da mão-de-obra é consequência de um problema maior..."

Para finalizar, sempre escreva toda sua redação livremente, conforme o fluxo do seu pensamento. Depois, volte a leitura e identifique os erros cometidos e faça as devidas correções. Se você pensar nos erros primeiro, isto acabará bloqueando o desenvolvimento de seu raciocínio. Deixe fluir naturalmente, e, depois, inicie os processos corretivos. Fica a dica. Qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários ou envie um e-mai para literaturaeredacaosempre@gmail.com e eu ficarei feliz em responder!


Até a próxima aula!


Professora Ana Rita



44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NUMERAL

bottom of page