top of page

A CARTA AO LEITOR

Atualizado: 1 de jul. de 2023



A CARTA AO LEITOR


A Carta ao leitor é um tipo de carta (gênero epistolar) veiculada geralmente em jornais e revistas, onde os leitores podem apresentar suas opiniões.

É um espaço reservado de onde as opiniões, sugestões, críticas, perguntas, elogios e reclamações dos leitores são publicadas e podem ser visualizadas por qualquer indivíduo.

Possui uma função relevante para os meios de comunicação, de modo que a carta ao leitor assegura uma resposta (feed-back) de seus leitores.

É um importante instrumento de comunicação cujo leitor pode interagir com o meio de comunicação, expondo assim, seu ponto de vista sobre uma notícia, reportagem, pesquisa ou qualquer outro assunto atual.

Além disso, ele pode sugerir algum tema a ser abordado. Por esse motivo, é uma importante ferramenta de produção de pauta para os veículos de comunicação.

Desse modo, devemos lembrar que a carta ao leitor possui um remetente (emissor ou locutor) e destinatário (receptor ou interlocutor).

Antes de ser publicada ela passa pela equipe de revisão, a qual adaptará o texto e corrigirá possíveis erros.

Por esse motivo, não existe um modelo específico, uma vez que segue o padrão de apresentação e o espaço destinado para esse fim determinado pelo meio de comunicação.

Vale lembrar que a carta ao leitor é uma pequena seção do veículo de comunicação, a qual pode ser publicada na íntegra, ou somente trechos relevantes.


Como será publicada, as expressões de baixo calão ou posições preconceituosas não devem ser pronunciadas.

Além disso, o leitor deve evitar expressões populares, gírias, vícios de linguagem, apresentando seu texto numa linguagem formal, ou seja, que segue a norma culta da língua.

Importante destacar que, de acordo com o público, a linguagem pode ser mais descontraída, por exemplo, numa revista para adolescentes.



Características


As principais características da carta ao leitor são:

· Textos breves e escritos em 1ª pessoa

· Temas atuais e de caráter subjetivo

· Linguagem simples, clara e objetiva

· Presença de destinatário e remetente

· Texto expositivo e argumentativa









Estrutura: Como Fazer uma Carta ao Leitor?


Geralmente as cartas aos leitores não seguem uma estrutura padrão, no entanto, devem apresentar alguns elementos estruturais:

· Vocativo: aparece o nome da revista ou do jornal e pode vir acompanhada de local e data (chamado de cabeçalho).

· Introdução: pequeno trecho que aborda o assunto que será apresentado e explorado pelo leitor.

· Desenvolvimento: desenvolvimento da argumentação do leitor sobre sua ideia central.

· Conclusão: o leitor arremata suas ideias, e geralmente inclui uma sugestão para o assunto abordado.

· Despedida: representa as saudações finais do leitor, por exemplo, atenciosamente, cordialmente, abraços, etc.

· Assinatura: O leitor assina seu nome, o qual pode aparecer em forma de sigla, por exemplo, Afonso Miguel Pereira dos Santos (A.M.P.S.)





Exemplos

Para compreender melhor o conceito de carta ao leitor, segue abaixo dois exemplos, de onde o primeiro apresenta uma linguagem formal e o segundo uma linguagem informal:






Exemplo 1




São Paulo, 12 de dezembro de 2013

Caros Editores da Revista Viagens e Lazer,

Antes de mais nada, gostaria de agradecer a matéria publicada no mês de outubro intitulada “Lugares Inóspitos do Planeta” pela riqueza de detalhes e das fotos acrescidas ao texto.

Após ler a matéria, fiz uma lista dos locais que me interessam conhecer, uma vez que sou antropólogo e um grande viajante e explorador de lugares.

Quanto a isso, tenho uma sugestão para o próximo mês, a inclusão de uma matéria sobre as ilhas Fiji. Estive ali durante dois anos de minha vida e pude contemplar belezas naturais estonteantes. Parabéns pelo trabalho!

Agradeço a atenção!

João Ribeiro, Porto Alegre (Rio Grande do Sul)















Exemplo 2




Rio de Janeiro, 15 de setembro de 2012


Olá Pessoal da Revista Teen Femina,

Meu nome é Gisele e tenho 14 anos. Adorei a matéria sobre o primeiro beijo e gostaria de sugerir uma nova matéria sobre o namoro na adolescência. Sou fã da revista, compro todo o mês!!!

Além dessas matérias importantes na adolescência adoro a seção de modas e acessórios. Já pensaram em ter um espaço para a reciclagem de artigos de moda? Tenho feito algumas adaptações nas roupas e acessórios que tenho no guarda-roupa e tem sido um sucesso com a galera. Abraços e até a próxima!

Gisele Matias Albuquerque, Natal (Rio Grande do Norte)



380 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page