ESQUEMA BÁSICO DE UMA REDAÇÃO ARGUMENTATIVA



ESQUEMA BÁSICO DE UMA REDAÇÃO ARGUMENTATIVA


Olá! Seja bem-vindo ao meu site. Eu sou a Professora Ana Rita e hoje eu vou te ensinar um esquema básico de uma redação argumentativa.

Para começar, você tem que entender o que é um texto dissertativo-argumentativo.

O texto dissertativo-argumentativo é um texto em que você irá defender uma ideia e para tal terá que desenvolver argumentos que defendam o seu ponto de vista.

Ao expor um tema, é preciso pensar de antemão que direção pretendemos tomar, para onde queremos conduzir nossa argumentação. Para isso, é preciso ter uma posição definida em relação ao assunto, criar um pressuposto a partir do qual vamos encaminhá-lo, a fim de deixar bem claro nosso ponto de vista.

Para você saber como estruturar sua redação, eu vou te apresentar agora um esquema básico de uma redação argumentativa. Toda vez que em um concurso ou no Enem especificamente, o examinador te oferece um assunto como, por exemplo:

  1. DESAFIO NO COMBATE A HOMOFOBIA NO BRASIL; ou,

  2. AS NOVAS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO FAMILIAR; ou,

  3. INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.


Você terá que estabelecer um posicionamento diante do assunto. Você é contra ou a favor? Você concorda ou discorda? Ou como você exemplificaria a situação?

Observe agora o PRIMEIRO ESQUEMA para desenvolver uma redação argumentativa. Este esquema é básico para auxiliar aqueles que apresentam dificuldade em escrever sobre determinado assunto.

Toda vez que, em um concurso ou no Enem especificamente, o examinador apresentar assuntos tais como os citados acima, você terá que estabelecer um posicionamento diante do assunto. Você é contra ou a favor? Você concorda ou discorda?


Vou exemplificar para você. O exemplo que eu vou dar é bem simples. É um exemplo para escritores iniciantes e que apresentam dificuldade em iniciar um texto.


O tema que será trabalhado: OS HABITANTES DAS GRANDES CIDADES PASSAM, TODOS OS DIAS, POR GRANDES DIFICULDADES.


Se você tivesse que escrever sobre este assunto, você teria que se posicionar diante do dele. Você vai se perguntar: Quais as dificuldades enfrentadas pelos habitantes das grandes cidades? Resposta: trânsito caótico, violência, e, poluição.


Vamos utilizar os 3 exemplos citados como base para argumentos. Cada exemplo desse será desenvolvido em um parágrafo. Assim, teremos 5 parágrafos na redação.


A INTRODUÇÃO - É a apresentação da sua ideia e de seu posicionamento diante do TEMA PROPOSTO.


O DESENVOLVIMENTO - Para cada exemplo, desenvolveremos argumentos reforçando e explicando o nosso ponto de vista, então, teremos assim 3 parágrafos de desenvolvimento.


CONCLUSÃO - o reforço do posicionamento apresentado na INTRODUÇÃO da redação.

Agora, vamos começar a análise de uma redação desenvolvida com base no ESQUEMA BÁSICO DE ARGUMENTAÇÃO 1:


PRIMEIRO PARÁGRAFO - INTRODUÇÃO


“A vida em cidades grandes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, por exemplo, sempre foi muito difícil para as populações mais carentes. Contudo, em nossos dias, parece que estas cidades têm oferecido grandes dificuldades a todos os setores da população, com um trânsito caótico, a violência aumentando a cada dia e a poluição atingindo índices alarmantes."


SEGUNDO PARÁGRAFO - DESENVOLVIMENTO


"Locomover-se nas grandes cidades sempre foi algo desgastante, haja vista as grandes distâncias a serem percorridas e a condução superlotada. A advinda do metrô, em parte, tornou a vida das pessoas que não possuem carro mais tranquila. Porém, o excesso de população faz com que as melhorias nos meios de transportes tornem-se sempre pequenas e pouco aliviam os problemas enfrentados por aqueles que têm que se deslocar para o local de trabalho."


TERCEIRO PARÁGRAFO - DESENVOLVIMENTO


"Além disso, podemos ressaltar o medo da violência que muitos experimentam. A taxa de criminalidade é crescente. A população mais pobre está diretamente exposta ao perigo. A classe mais favorecida tenta proteger-se sem sucesso. A criminalidade invadiu todas as parcelas da população."


QUARTO PARÁGRAFO - DESENVOLVIMENTO


"Soma-se ao problema anterior uma outra questão grave que ataca a todos, sem distinção de classe social: a poluição. Atualmente, os índices da qualidade do ar são alarmantes gerando em grande parte doenças respiratórios e má qualidade de vida. Pode-se acrescentar a contaminação da água, esgotos ao céu aberto e lixo espalhado pela cidade atraindo doenças."


QUINTO PARÁGRAFO - CONCLUSÃO


"Com tudo que foi colocado, os grandes centros urbanos não podem mais ser encarados como um local que preserva qualidade de vida para a população. Os problemas, hoje, são grandes e atingem a todos cotidianamente. Não há um só dia que todos não enfrentem trânsito caótico, violência e poluição."


Agora, para exercitar sua escrita, você vai pegar temas básicos, pensar em argumentos relacionados diretamente aos temas e desenvolver suas redações.


Você pode ter o mínimo de um argumento e o máximo de três argumentos para que sua redação não fique grande demais.


Bem, espero que você tenha compreendido bem o assunto. Qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários ou você pode me enviar um e-mail que eu ficarei feliz em responder. Treine bastante. Escreva sempre uma redação por semana e você verá o resultado maravilhoso que você colherá no futuro.


Até a próxima aula!


#esquemaderedacaoargumentativa #esquemaderedacaodissertativa #esquemabasicoderedacao #professoraanarita #literaturaeredacao

53 visualizações

© 2019 -2020 por LITERATURA E REDAÇÃO                                              Rio de Janeiro - Brasil

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Google+ Icon

 Tel  21-99321-0173 / contato@literaturaeredacao.com