PERCA OU PERDA?
- Professora Ana Rita
- 16 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de abr.

“Perca” e “perda” são palavras que costumam gerar confusão no português, mas elas têm usos distintos.
Perca é uma forma verbal, do verbo “perder”. É usada quando se refere a uma ação, algo que pode acontecer ou está acontecendo.
Por exemplo:
Espero que você não perca o ônibus.
Não quero que ele perca a oportunidade.
Perda é um substantivo, que se refere ao resultado da ação de perder, algo que já foi perdido ou a condição de ter perdido.
Por exemplo:
A perda do documento causou muitos problemas.
A perda de um ente querido é muito dolorosa.
Portanto, é importante prestar atenção ao contexto da frase para escolher a palavra correta entre “perca” (verbo) e “perda” (substantivo).
Conheça o meu curso GRAMÁTICA DO ZERO. https://www.literaturaeredacao.com/cursogramaticadozero
.jpeg)



Comentários