TIPOS DE SUJEITO

Atualizado: 26 de Ago de 2018

TIPOS DE SUJEITO

SIMPLES

Formado por um único núcleo.

A TEMPORADA deste ano foi uma das mais trágicas no japão.

​COMPOSTO

Apresenta dois ou mais núcleos.

Um ALPINISTA e um FOTÓGRAFO foram vítimas de uma avalanche.





DESINENCIAL Não está expresso na oração, mas pode ser identificado pela desinência do verbo.Viajei na semana passada. INDETERMINADO Não é possível identificar quem praticou a ação verbal. O sujeiro indeterminado apresenta-se de duas formas:

  1. Com o verbo na 3ª pessoa do plural: Falaram que houve um acidente na esquina.

  2. Com o verbo na 3ª pessoa do singular, seguido do índice de indeterminação do sujeito, -se: Falava-se do crime ocorrido.

ORAÇÃO SEM SUJEITO Com o verbo HAVER no sentido de “existir”, o verbo sempre estará na 3ª pessoa do singular: Havia muitos alunos na sala. ( funciona como o OBJETO DIRETO DO VERBO HAVER, já que o verbo é impessoal e está na 3ª pessoa do singular.) Com os verbos HAVER e FAZER indicando tempo decorrido; os verbos sempre estarão na 3ª pessoa do singular: Havia/ Fazia dois anos que o homem morrera. Com o verbo SER indicando tempo: São cinco horas. Com VERBOS QUE INDICAM FENÔMENOS DA NATUREZA: Fazia muito calor ao pé da montanha. Chovia torrencialmente. Trovejou a noite toda. BIBLIOGRAFIA:PORTUGUÊS, Campos, Cardoso e Andrade, ed. Ática.

36 visualizações

© 2019 -2020 por LITERATURA E REDAÇÃO                                              Rio de Janeiro - Brasil

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Google+ Icon

 Tel  21-99321-0173 / contato@literaturaeredacao.com