top of page

UM PAR DE MEIA OU UM PAR DE MEIAS?

Atualizado: 16 de jun.





Algumas expressões da língua portuguesa são formadas por um substantivo e um adjunto adnominal. É fácil identificá-las, pois entre ambos existe a preposição "de" unindo os dois elementos. Porém a ortografia dessas expressões obedece a um princípio ditado pelo tipo de substantivo que as compõe.

Quando uma expressão desse tipo tiver um substantivo que expresse coletividade ou mesmo abrigo ou recipiente de um conjunto de seres, o segundo elemento da expressão (adjunto adnominal) deve se apresentar no plural. É uma forma de expressar a existência de uma pluralidade de seres retidos numa ideia que é passível de ser contada. Por exemplo: escreve-se "par de meias", em vez de "par de meia". Dessa forma, estamos exprimindo o fato de "meias" ser um elemento coletivo ou genérico. Apesar disso, podemos contar mais de um "par de meias".

Um par de meia. (Errado)

Um par de meias. (Correto)


Vejamos outro exemplo:

Você sabe onde está a caixa de fósforo?. (Errado)

Você sabe onde está a caixa de fósforos? (Correto)


Deve-se atentar, ainda, para a formação do plural dessas expressões. Como o adjunto adnominal, na sua forma do singular, já se apresenta pluralizado, o plural da expressão deve ser marcado no substantivo. Assim, temos: "pares de meias", "caixas de fósforos".

A seguir, alguns exemplos de expressões formadas por substantivo genérico + adjunto adnominal:

INCORRETO CORRETO

maço de cigarro maço de cigarros

carteira de cigarro carteira de cigarros

porção de bala porção de balas



Fonte da matéria - site:


Domine a arte da gramática! 🎓 Junte-se ao nosso curso Gramática do Zero e transforme sua escrita! Com métodos simples e eficazes, você vai aprender tudo desde o básico até as nuances mais complexas da língua portuguesa. ✍️ Inscreva-se agora e comece sua jornada rumo à excelência gramatical!

643 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page