top of page

COMO FAZER UMA INTRODUÇÃO PARA UM CONCURSO PÚBLICO?




A introdução do texto para o seu concurso público é uma parte crucial para você alcançar a tão desejada nota 1000. Ela será o primeiro contato do avaliador com suas ideias. Por isso, a necessidade de você treinar bastante as suas introduções.


Aqui estão algumas dicas sobre como fazer uma introdução eficaz:


  1. Entenda o tema: Antes de começar a escrever, certifique-se de que compreendeu completamente o tema. Isso o ajudará a definir o que você pretende escrever em sua introdução;

  2. Comece com uma frase de impacto: Uma boa introdução deve chamar a atenção do leitor. Comece sempre com um repertório sociocultural independente do concurso. Fazer isso torna o seu texto criativo e autoral, elevando assim a nota da sua prova de redação. Você pode fazer uma referência histórica, citar um livro, um filósofo ou informação jornalística. Apenas citei alguns exemplos;

  3. Apresente a tese: A tese é envolve o seu posicionamento diante do tema;

  4. Apresente dois argumentos que comprovem a sua tese: Dê ao leitor uma prévia dos argumentos que você desenvolverá em seu texto. Isso ajuda a preparar o leitor para o que está por vir e a entender a estrutura do seu texto;

  5. Seja claro e conciso: A introdução deve ser breve e direta ao ponto. Evite divagações ou informações desnecessárias;

  6. Revise: Depois de escrever a introdução, revise-a para garantir que ela esteja clara e livre de erros gramaticais ou ortográficos.

Aqui está um exemplo de uma introdução aplicando as orientações apresentadas acima:

“De acordo com a Emenda Constitucional nº 104/2019, os policiais penais federais, estaduais e distritais são vinculados ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem. Nesse aspecto, embora esses profissionais exerçam a ordem e a segurança no interior dos presídios ao redor do país, são também fundamentais no papel de ressocialização dos presos. Assim, é necessário entender como esses policiais auxiliam  na ressocialização dos detentos, bem como garantem um tratamento digno aos presos.”

Lembre-se, a introdução é a sua chance de captar a atenção do avaliador e estabelecer o início do que será apresentado e estabelecer a relação de coerência com a continuidade do texto. Sendo assim, dedique algum tempo para garantir que ela seja eficaz.


Quer aprender a escrever bem a sua redação do concurso de uma forma individualizada, com revisão detalhada do seu texto e com aulas por meio de videoconferência para entender os erros e acertos da sua redação? É só clicar no link e conhecer o meu método de ensino.

175 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page