FORMAS NOMINAIS DO VERBO

Atualizado: Jun 10




O VERBO


VERBO é a palavra variável em pessoa, número, tempo, modo e voz que exprime um processo, isto é, aquilo que se passa no tempo (ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, existência, desejo, conveniência).

Do ponto de vista sintático, o verbo é a palavra fundamental para estruturarmos as orações, pois é por meio dele que se estabelecem as relações de predicação – é por meio dos verbos que informamos algo a respeito de alguém ou de alguma coisa.


FORMAS NOMINAIS


Existem três formas verbais que não apresentam flexão de tempo e modo. Desempenham funções próprias dos nomes (substantivo, adjetivo e advérbio). São denominadas formas nominais: infinitivo, particípio e gerúndio.


a) INFINITIVO: indica o processo propriamente dito, sem situá-lo no tempo, desempenha, assim, função semelhante à do substantivo.




b) PARTICÍPIO: indica uma ação já acabada, desempenhando função semelhante à do adjetivo. O particípio flexiona-se em gênero e número, concordando com o substantivo a que se refere.

Preservada a natureza, sobreviveremos.

Preservado o meio ambiente, sobreviveremos.

Ele/ela tinha comprado o carro.

c) GERÚNDIO: indica um processo verbal em curso, desempenhando função semelhante à do adjetivo e à do advérbio. O gerúndio não apresenta flexão.

“Caminhando e cantando e seguindo a canção,

Somos todos iguais, braços dados ou não” (Geraldo Vandré)



20 visualizações

© 2019 -2020 por LITERATURA E REDAÇÃO                                              Rio de Janeiro - Brasil

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Google+ Icon

 Tel  21-99321-0173 / contato@literaturaeredacao.com