top of page

O ROTEIRO DA REDAÇÃO DISSERTATIVA

Atualizado: 14 de jul.


Quando queremos ir a algum lugar aonde nunca fomos, costumamos, mesmo que só mentalmente, fazer um roteiro. Se formos de ônibus, procuramos saber qual linha tomar, em que ponto descer, etc. Se formos de automóvel, não será diferente.

Caso não tenhamos em mente o roteiro, corremos o risco de ficar rodando à toa sem chegar ao destino, e, caso tenhamos a sorte de chegar, teremos perdido muito tempo nessa tarefa.


Com a elaboração de uma redação não é diferente: se não tivermos um plano ou um roteiro previamente preparado, corremos o risco de ficar dando voltas em torno do tema, não chegando a lugar nenhum. Por isso, antes de escrever sua redação, é preciso planejá-la bem: em primeiro lugar, entendendo o tema proposto; em segundo lugar, procurando elaborar um esquema ou roteiro para a sua redação.


CRIANDO UM ROTEIRO

Ao produzir um texto, a partir de um tema dado, o primeiro passo é analisar o tema, levantar as ideias sugeridas por ele e analisa-las. O segundo passo, entendido o tema, é montar um esquema, um roteiro para a sua redação. De nada adiantará um ótimo roteiro se ele não estiver adequado ao tema proposto.

Veja o exemplo para fazer um roteiro ou, como alguns chamam, o esqueleto de sua redação:


Veja agora um exemplo: TEMA: A FALTA DE LEITURA ENTRE OS JOVENS ESQUEMA OU ESQUELETO DA REDAÇÃO

  1. INTRODUÇÃO: TEMA - a falta de leitura entre os jovens

  2. DESENVOLVIMENTO:

Ocorre devido ao caráter predominantemente visual da nossa cultura de massa.

O ritmo acelerado de vida no contexto capitalista.

A dificuldade de exercer a capacidade da imaginação.

O truncamento do raciocínio abstrato.

O desinteresse por coisas que não sejam imediatistas e utilitárias. Veja que ao desenvolver o esquema da redação, a preocupação maior foi apresentar os argumentos para o desenvolvimento. A partir de três ou dois destes argumentos aqui registrados é que você poderá desenvolver sua redação conforme o modelo apresentado acima. Ou você também pode escolher dois desses argumentos e relacioná-los aos outros argumentos dentro do parágrafo, desde que apresente real coerência entre as afirmações. Espero que este artigo seja de real valor para você. Que seja de ajuda para o seu desenvolvimento intelectual. Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Elas são muito valiosas para o desenvolvimento do meu site!


Domine a arte da escrita! 🎓 Junte-se aos nossos cursos  REDAÇÃO DO ZERO e  ESCRITA CRIATIVA e transforme sua escrita! Com métodos simples e eficazes, você vai aprender tudo desde o básico até as nuances mais complexas da língua portuguesa. ✍️ Inscreva-se agora e comece sua jornada rumo à excelência na escrita!

Curso Redação do Zero: https://bit.ly/cursoredacaodozero2

1.406 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page