TEXTO DISSERTATIVO - COMO COMEÇAR?

Atualizado: 27 de Out de 2018


TEXTO DISSERTATIVO - COMO COMEÇAR?

O que todos se perguntam antes de começar uma redação dissertativa é: o que escrever? Como começar a escrever? Como escrever? E uma das maiores preocupações de quem escreve é a de não se perder dentro do tema que lhe foi proposto.


Ao pensar sobre um tema, é preciso saber de antemão que direção você pretende tomar, para onde você quer conduzir a argumentação. Para isso, é preciso ter um posicionamento bem definido diante do assunto proposto. Então, fica a primeira dica: sempre pergunte qual será o seu posicionamento diante do tema apresentado.


Quem pretende escrever de forma coerente tem de partir de um posicionamento bem claro, bem definido. Isso vai depender do seu conhecimento de mundo, das suas leituras ao longo do tempo.

Antes de escrever, você já deve saber o que pretende passar para o seu leitor. Lembre-se: a atividade escrita é uma atividade PLANEJADA!!!!


Para te ajudar, analise o exemplo a seguir:


Partiremos do tema A EDUCAÇÃO NO BRASIL.


Para começar, não basta saber como anda a educação no Brasil. É preciso formular um posicionamento para orientar toda a sua argumentação. Pense em como você pode resumir esse posicionamento em uma frase de efeito, longa ou curta. Ela deve funcionar como uma ideia que vai te acompanhar do princípio ao fim do seu texto.


Vamos, agora, aos exemplos.


Sobre A EDUCAÇÃO NO BRASIL, você poderia ter as seguintes ideias:


1) O Brasil só resolverá seus problemas quando a educação for preocupação prioritária do governo;

2) Não se pode pensar em desenvolvimento sem antes pensar em educação;

3) A ansiada passagem do Brasil para o Primeiro Mundo só se dará quando se resolver os problemas da educação.


O que você deve ter em mente: Cada um dos pontos apresentados criará um tipo diferente de desenvolvimento de texto. Você escolherá um dos pontos acima para a partir dele criar argumentos para desenvolver a sua redação. Após escolher um dos pontos citados, você criará argumentos que os sustentem. Antes, porém, pergunte-se sobre o seu posicionamento: Por quê? Como solucionar o problema relacionado ao seu posicionamento escolhido?


Exemplo de como você poderia formular a pergunta:


1) Por que o Brasil só resolverá seus problemas quando a educação for preocupação prioritária do governo?

2) Por que não se pode pensar em desenvolvimento sem antes pensar em educação?

3) Por que a ansiada passagem do Brasil para o Primeiro Mundo só se dará quando se resolverem os problemas da educação?


As respostas serão argumentos. E cada resposta ou argumento servirá de base para um parágrafo. Por quê? Porque você deve explicar em detalhes cada argumento de forma a convencer seu leitor de que tal argumento é válido. E você deve explicar cada argumento em um parágrafo único. levando a explicação do próximo argumento no parágrafo seguinte.


Lembre-se: os argumentos são os responsáveis pela estruturação do seu texto e demonstram o caminho que você escolheu para defender a sua opinião ou ideia sobre o assunto.


COMO DESENVOLVER OS ARGUMENTOS?


A argumentação é um processo que exige ordem. Um argumento deve encadear-se ao outro naturalmente, em busca de uma unidade de sentido. Sua capacidade de convencer o leitor depende da ordenação e da força de seus argumentos.


Você poderá usar argumentos:


1) De valor universal: aqueles que são irrefutáveis;

2) Dados colhidos na realidade: as informações têm de ser exatas e do conhecimento público;

3) Citações de autoridades e pensadores: procure ler os principais autores sobre o assunto de que pretende falar. Ler revistas, jornais e livros ajuda muito;

4) Exemplos: para fortalecer sua argumentação recorra a exemplos que sejam de conhecimento público. Exemplos que se tornaram de conhecimento público através da TV, jornais e revista.


--------------------------------

EXERCÍCIO:


Agora, vamos ao trabalho. Em uma folha de rascunho registre um tema de redação, pense no seu posicionamento diante desse tema, faça perguntas sobre o seu posicionamento e crie argumentos que comprovem a sua ideia ou posicionamento diante do tema escolhido. Vou colocar aqui para você dois temas que vão servir de fonte de estudo e você pode desenvolver sua redação.






-------------------------------

Após fazer esse exercício, você poderá enviá-lo para mim. Envie para o e-mail literaturaeredacaosempre@gmail.com com o código REDAÇÃOCOMANARITA e eu corrigirei com prazer. Coloque no e-mail seu nome, o código e o exercício feito. Se você desenvolver a redação com base em uma das respostas dada, eu lerei sua redação e darei o feedback.


Para complementar seus estudos, assista ao meu vídeo em que ensino como fazer uma REDAÇÃO DISSERTATIVA. Muitos alunos gostaram muito e aprenderam a fazer sua primeira redação através deste vídeo.

ASSISTA AO VÍDEO.

Dúvidas, deixe aqui nos comentários.

Bjs.

Professora Ana Rita


#redacaodissertativa #dissertacao #enem #pressuposto #redacao

311 visualizações

© 2019 -2020 por LITERATURA E REDAÇÃO                                              Rio de Janeiro - Brasil

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Google+ Icon

 Tel  21-99321-0173 / contato@literaturaeredacao.com